Friday, April 22, 2011

O Centro: Orfeu. Eurídice. Hermes


Num célebre poema de Rainer Maria Rilke, inspirado nos hinos órficos da Grécia antiga, podemos acompanhar Orfeu e Eurídice, guiados pelo deus Hermes, caminhando nas trevas, procurando a luz da vida que Orfeu quer devolver à sua amada.
A viagem de Orfeu começou por uma descida ao Centro, à caverna profunda onde as almas se formam e onde, depois da morte, de novo são acolhidas.
Exterior ao tempo, no Centro não se guarda a memória: nem do que se foi nem do que se virá a ser. O Centro é devorador.
Atravessou-se primeiro o rio Lethes, precisamente aquele em que toda a memória se dissolve.
E ao emergir, como quem nasce, ou renasce, a vida que se inicia é como a página em branco que aguarda a mão perplexa do poeta com os seus primeiros versos.
Os versos são, como no longo poema-travessia de Rilke, apenas uma interrogação.
Eurídice, que não chega a abrir os olhos (nada vê, nada sabe, nada sente) não sai do sono profundo da interrogação: Quem? diz ela, e volta para trás, regressa ao Centro de onde nunca tinha saído.
Era ilusão de Orfeu, no seu caminho, confundir a sombra com a forma, o desejo com uma realidade em que a vida deixara de pulsar.
Meditemos sobre o Centro: " a mina estranha onde se encontram as almas".
Um Centro como um buraco negro, atravessado por finos fios de prata : fios de vida.
E dentro dos fios um sangue espesso correndo: a púrpura da vida.
Orfeu, com a sua lira, a Amada fechada em si, como um botão de rosa, ambos a caminhar e entre eles Hermes, o Guia.
Um Guia que não conduz, pois não indica o caminho, não faz sequer um gesto amigo que acalme a ansiedade que cresce, a dúvida que se instala, buraco no coração do poeta.
Tranquila, ainda envolta nos panos do seu primeiro sono, Eurídice caminha sobre o vazio imenso que nenhum medo perturba.
Hermes lançará então o grito aterrador: "olha! ele voltou-se!"
Orfeu cairá nesse vazio.
Eurídice exclama apenas: Quem?
E Hermes, o do caduceu dourado, nada responderá.
Não há respostas no Centro, apenas anulação.

Em Paul Celan encontraremos uma ainda mais dolorosa meditação do Abismo. Talvez porque ele não interrogue procurando resposta, mas simplesmente afirme e confirme a sua existência de absoluto Vazio, absoluto Sem-Fundo, como já o definiam os místicos alemães, os teósofos como Boehme, entre outros.
Num dos seus últimos poemas (Celan suicida-se em 1970, em Paris) encontramos estas imagens:
Projectado
na via de esmeralda
buraco de larva, buraco de estrela,
com todas as quilhas
procuro-te
Sem-fundo

A via de esmeralda será a da Tábua de Esmeralda dos antigos alquimistas: uma via de salvação, na medida em que nela se reflectem o Uno e o Todo do universo criado. A travessia será contudo parecida com a de Orfeu na sua treva imensa:
buraco de larva, buraco de estrela, isto é, um Centro (como era no poema de Rilke a mina das almas) de onde as formas partiam e onde acabariam igualmente por chegar, na sua última (de)composição.
Nas imagens da larva e da estrela encontramos o segredo de uma transformação, ou transmutação desejada: na larva a essência não manifestada, na estrela ( podia ser borboleta, como em Alice no País das Maravilhas) o fulgôr da manifestação, do acabamento perfeito de toda a pulsão oculta.
A referência às quilhas remete-nos para o belo poema de Rimbaud, Le Bâteau Ivre , que foi marco de toda a poesia modernista (Álvaro de Campos entre nós, e Celan, que o traduziu).
Rimbaud explode como um barco que embate e se afunda, no seu poema, como se afundará na sua vida.
Celan, demasiado contido, não explode, mas inquire e sofre, pois não encontrará o que procura: uma resposta para o silêncio de Deus perante o seu povo perseguido.
Este Sem-Fundo é um eterno Nada, e o que podemos concluir é que no homem reside o Centro, em si e não fora de si, nalgum outro lugar que se conceba. No homem reside o princípio e o fim, o homem é o meio,por ele passa a linha que os atravessa, os separa e os une.
São paradoxais as realidades da alma, os poetas dão voz a essas realidades. E citando Celan é "descendo mais fundo" que o homem se liberta.


2 comments:

  1. E para descer mais fundo é preciso coragem, pois tênue é a linha entre individuação e loucura: há sempre o risco de se resvalar para a segunda via. O meio-termo, graças a Deus, é o costumeiro. Jung, em conferência proferida sob o título Die Stimme des Inneren (A voz do íntimo), publicado como tratado sob a denominação Vom Werden der Persbnlichkeit (Da formação da personalidade), diz-nos que o desenvolvimento da personalidade encerra três fatores: a necessidade, a pístis, e o que ele chama de Bestimmung (designação). Ressalto o último fator. Trata-se de uma instância irracional, para além do eu. “Quem tem designação (Bestimmung) escuta a voz ( Stimme) de seu íntimo.“ Esta voz, que em português somente encontra uma aproximação com a palavra vocação ou chamamento, explica o tradutor da editora no Brasil, não aponta para um sentido cristão, podendo-se cair no equívoco de identificá-la com a voz de Deus. Nada mais espúrio. Jung não é um padre rsrsrs. A palavra usada é vaga, e conclui a nota de tradução: “Entenda, pois, o leitor a palavra designação como uma vocação feita pela voz que provém do interior da pessoa”.
    O desenvolvimento da personalidade, diz-nos ainda o psiquiatra, até a consciência completa, é um carisma e uma maldição. Outra citação: “Somente pode tornar-se personalidade quem é capaz de dizer um ”sim” consciente ao poder de destinação interior que se lhe apresenta; quem sucumbe diante dela fica entregue ao desenrolar cego dos acontecimentos e é aniquilado. O que cada personalidade tem de grande e de salvador reside no fato de ela, por livre decisão, sacrificar-se à sua designação e traduzir conscientemente em sua realidade individual àquilo que, se fosse vivido inconscientemente pelo grupo, unicamente poderia conduzir à ruína”.
    Ah... Pobre Orfeu... O que suas dúvidas lhe reservaram? A amada, foi-lhe preterida. Vivia por ela... De que lhe serviu o canto tão belo em vida, pelo que até as árvores se abaixavam? Sua hesitação, a ausência de um sim consciente, talvez com um paralelo com a esposa de Ló, fora sua ruína.
    E uma última alusão a Jung: “Na mesma medida em que alguém se torna infiel à sua própria lei e deixa de tornar-se personalidade, perde também o sentido de sua própria vida. Por sorte a natureza bondosa e indulgente não chega a propor à maioria das pessoas essa pergunta fatal a respeito do sentido da própria vida. E se ninguém pergunta também ninguém precisa dar resposta”
    Bem, grandes personalidades, como Rilke, sofrem e repisam a dor que lhes esmagam; todavia, o seu crisol.
    As profundezas abissais são, simultaneamente, as correntes e a via da salvação. Não creio que Eurídice fosse uma ilusão: ao contrário, ouso afirmar, sua amada concreta e, mesmo, sua libertação. A dúvida impediu o recontro consigo e com o outro. Com o Centro, a totalidade, o sentido último da existência. Pobre Orfeu... Foi um maldito.
    Forte abraço Yvette,
    Erica Pompeu

    ReplyDelete
  2. Jung foi para mim, durante anos, a leitura que se transformou em via de conhecimento e reconhecimento (de mim mesma e dos outros).
    Através dele passei para o estudo da alquimia como arte da alma ( o yoga do ocidente, como ele dizia) lendo e relendo os tratados desde os antigos gregos.
    Tive um guia, alquimista junguiano: Etienne Perrot (talvez parte da sua obra esteja traduzida no Brasil?) e na realidade, para abordar o imaginário literário, ou as estruturas oníricas que se nos apresentem,são muitas as chaves que nos são dadas:demoram a encontrar? Não importa, se não desisitirmos da procura...
    Orfeu não é caminho, é só perplexidade, não porque tenha olhado para trás ( a memória faz falta) mas porque duvidou.
    Na entrega não se pode duvidar.

    ReplyDelete